sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Simultânea de Xadrez

O clube de xadrez do Agrupamento de Escolas organizou, no espaço da escola sede, em Caminha, uma simultânea de Xadrez. 

Com a participação do mestre convidado Eng.º João Carlos Rodrigues (campeão nacional de rápidas), a tarde do dia 12 de dezembro ficou assim marcada por uma das provas mais emblemáticas na formação deste jogo de tabuleiro, que se revela, pela complexidade que pode atingir, uma fabulosa ferramenta de desenvolvimento.
As simultâneas de xadrez colocam em confronto o mestre com vários adversários, obrigando-o a gerir, ao mesmo tempo, os diferentes tabuleiros de jogo. Esta ação, aparentemente ilógica, traz à liça a capacidade de pensamento organizado, memorização e visualização, revelando capacidades próprias dos praticantes desta modalidade.
Em Caminha, foram vinte e três os alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico que defrontaram o mestre, criando um momento de espetacularidade singular. 
Com esta iniciativa, o Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas deu outra visibilidade e relevância às suas atividades, dando nota dos bons desempenhos que marcam, há anos, as suas participações em competição, mas, sobretudo, o valor acrescentado na formação das crianças e jovens, revelando o interesse que a estratégia envolvida no xadrez, medida na articulação e celeridade cognitiva, comporta. 






JCR | GabCom AESP

Sem comentários:

Enviar um comentário